segunda-feira, 11 de abril de 2016

Cuidados com a boca e dentes do bebê: Vivi visita a dentista

por Lorena


Especialistas indicam inciar a limpeza da boquinha do bebê antes mesmo dos dentes aparecem. A ideia é introduzir esta limpeza à rotina do pequeno para que ele se acostume e não sofra com o processo. Como a boca dos bebês é muito sensível, os profissionais indicam utilizar gaze ou fralda de algodão, ligeiramente embebecida em água filtrada quando ainda não tiverem dentes.

Como o primeiro dente costuma nascer a partir dos 6 meses, os especialistas sugerem que a primeira visita ao dentista aconteça neste período. Outros indicam que a primeira visita aconteça bem antes disto, para que o responsável aprenda a fazer a higienização correta e se prepare para a próxima visita que poderá ocorre logo que o primeiro dentinho aparecer.

Por aqui, a primeira visita ao dentista ocorreu quando Vitória tinha 6 meses. Lá eu conheci a Dra. Rachel, que me ensinou e demonstrou como a limpeza deveria ocorrer. Nesta oportunidade ela explicou a importância da higienização, principalmente quando o bebê passa a ter dentes. Sabiam que bebês também podem ter cáries??? Pois então, é de extrema importância introduzir este cuidado e evitar este sofrimento para um serzinho tão pequeno.

Logo que os dentes aparecerem a escova de dentes especial para  para bebês poderá ser introduzida. Existem dois modelos no mercado, a escova convencional no formato e tamanho adequados para o bebê e a dedera conhecida também como escova de dedos, onde o responsável encaixa e insere na boquinha do bebê. Atualmente eu utilizo as duas: a escova convencional durante o dia e a dedera para fazer a limpeza quando ela já está dormindo de forma que ela não acorde.


É partir deste momento, que uma nova visita ao dentista deve ser agendada para que o profissional ensine como a limpeza deverá ser realizada. Existem dentistas e pediatras que não indicam a utilização do creme dental, mas no nosso caso a dentista indicou a utilização e alertou que a quantidade utilizada deve ser miníma, pois o bebê não consegue cuspir ainda e irá engolir. A pasta a ser usada todos os dias deve ser sem flúor e a Dra. Rachel indicou utilizar uma outra de qualquer marca com flúor, uma vez por semana. Esta é a marca sem flúor sugerida por ela:

Google

Foi então, com 1 aninho e 5 dentinhos que Vitória fez sua segunda visita ao dentista e sua primeira limpeza de dentes. Ela não gostou de ter alguém mexendo em sua boquinha, mas como dentre outras coisas, é um mal necessário não é??? Um pouquinho da primeira limpeza da minha princesa (tirei o som para não assustar...hahaha)





A saúde do bebê inclui a saúde bucal. Então não deixem de cuidar da boquinha dos pequenos de vocês.

E aí, gostaram??? Deixem comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário