Como o sistema imunológico do bebê ainda está em desenvolvimento, é muito importante lavar bem todos os alimentos que serão ofertados, mesmo aqueles que serão cozidos. Então, uma dica é logo que chegar do mercado, lavar todos os alimentos e conservá-los em geladeira. Aqui em casa eu utilizo a água sanitária para higienizar os legumes e frutas que serão consumidos por todos da família, mas existem produtos próprios que podem ser utilizados nesta higienização.
No início da introdução alimentar, o bebê se adapta melhor às papinhas mais amassadas, então no caso da papa salgada a dica é cozinhar bem para que todos os legumes fiquem mais moles e fáceis de amassar. No preparo da papinha salgada aqui em casa, quando eu não utilizava todo o alimento eu costumava cortar e congelar, por exemplo, batata baroa, inhame, vagem e brócolis. Esta forma de armazenar eu aprendi em pesquisas e leituras que realizei, então antes de fazê-la vale consultar a sua pediatra ou nutricionista.
Não adicione açúcar ou sal aos alimentos que forem oferecidos ao bebê. As frutas já possuem açúcar por natureza e o sal é desnecessário para alguém que ainda nem o conhece. O uso do sal é recomendado apenas após o 1 ano de vida e tenho visto que atualmente os profissionais da saúde estão sugerindo utilizar o sal rosa do himalaia ao invés do sal marinho.
Sempre que for oferecer o alimento ao bebê, coloque pouca quantidade no prato, para evitar o desperdício e a frustração. Principalmente no início que normalmente a criança costuma rejeitar por não estar acostumado aos sabores e texturas. Às vezes o bebê come 7 colheres e está ótimo para ele, mas com o prato cheio você vai achar que ele não comeu nada. Falo por experiência própria...rs...
Sempre que houver sobras no prato, jogue-as fora para evitar contaminação ou então coma...rs... O marido da minha irmã, costuma acrescentar um salzinho e mandar para dentro. Se após o preparo do alimento houver sobra na panela, a dica é armazenar preferencialmente em recipientes de vidro, devidamente esterilizados antes da utilização. Se o alimento for ofertado no mesmo dia, poderá ser mantido na geladeira, mas se não for o ideal é conserva-lo no congelador. No congelador o alimento poderá ser mantido por até três meses.
Para descongelar a papinha, o ideal é colocar o recipiente em banho maria, mas caso não seja possível, o descongelamento por ser feito no microondas. Outro dia li que o ideal é retirar 4 horas antes do consumo e deixar o recipiente em geladeira, mas neste caso sugiro que você consulte seu pediatra ou nutricionista.
Com a Vitória, eu sempre preparei as papinhas salgadas sem adição de sal, utilizando apenas apenas alho e cebola como tempero. Sempre tive papinha congelada para os dias que eu precisava sair e não tinha tempo de preparar. Mantinha muitos legumes cortados e congelados para facilitar o preparo no dia a dia.
Hoje que ela já tem 1 ano, eu ofereço a mesma comida preparada para todos da casa. Tento utilizar o mínimo de sal possível e continuo oferecendo alimentos saudáveis em variedade.
Além disso, comecei a oferecer também o suco natural, a bolacha de arroz e pão integral.
Espero que tenham gostado e até mais.
Veja também:
Eu tbem como pão integral... Mas não gosto não... Rs
ResponderExcluirEu tbem como pão integral... Mas não gosto não... Rs
ResponderExcluir