quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeira visita ao dentista do PP

por Rafaela 



Hoje o Pedro visitou a odontopediatra pela primeira vez. Com 5 dentinhos que eu achava que eram 6, recebemos todas as orientações de limpeza e cuidados com a boquinha do meu pequeno.

A dentista, Dra. Dani, foi um amor. Super atenciosa, ela explicou detalhadamente sobre a importância de não ofertar doces até dois anos de idade. Comentou sobre a teoria dos 1000 dias, que nada mais é que um estudo feito pela Universidade de Southampton, onde constaram que desde a barriga da mãe até os dois anos de idade, a alimentação é fundamental para o futuro da criança a fim de evitar problemas de saúde como diabetes. Além disso, falou sobre a importância de toda a família manter hábitos saudáveis, pois os atos dos nossos filhos são reflexos dos nossos atos.

A Dra. Dani sugeriu que façamos a limpeza dos dentes pelo menos duas vezes ao dia. Sugeriu utilizar uma escova de dentes própria para a idade e utilizar o mínimo possível de pasta dental para bebês, sem flúor. Somente na próxima consulta, que acontecerá daqui 3 meses, que ela possivelmente prescreverá uma pasta com flúor. Para a limpeza da noite, ela sugere utilizar uma gaze sem água para fazer a limpeza antes de se utilizar a escova de dentes, pois ela limpa melhor.

Uma coisa que achei muito bacana nela, foi o cuidado para a examinar a boca do Pedro. Ela explicou que a posição onde o bebê deita no colo da profissional e olha para a mãe deixa a criança mais segura e confiante. Eu não consegui tirar fotos, mas a posição é a seguinte:

Google

Ao examinar a boquinha do meu bebê, ela notou duas coisas. O Pedro tem um freio que separa os dentes e um dos dentes incisivos é geminado. Quanto ao freio, como na nosso histórico familiar não há casos, ela falou que até os 6 anos de idade ele pode desaparecer e caso isto não ocorra não é complicado eliminá-lo. Quanto ao dente geminado, ela explicou que isto ocorre porque o dente tenta se desenvolver como dois e por algum motivo não consegue. Pode ser que hajam duas raízes para os dentes que se uniram ou apenas uma raíz e que isto não afeta o número de dentes existentes. Esta questão é hereditária e é mesmo, porque eu mesma tinha um dente assim que minha mãe guarda até hoje.

No geral a saúde bucal do Pedro está ótima e agora é só aguardar até a nossa próxima consulta que logo ocorrerá.

Beiju, beiju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário