terça-feira, 22 de março de 2016

Existe algum método para iniciar a introdução alimentar?

por Lorena

Google

Os métodos utilizados normalmente na introdução alimentar são o método convencional e o BLW.

Através do método convencional, a introdução alimentar inicia-se com a oferta de papinha de frutas e em seguida a papinha salgada. A ordem depende muito do pediatra e às vezes até o mesmo médico pode ter abordagens diferentes dependendo da criança. Neste caso o bebê é alimentado pelos pais ou responsável com o uso de colher. No método convencional a papinha salgada utiliza a combinação de legumes, verduras, carne/frango, grãos, macarrão e etc, e a doce utiliza as frutas.

Já o outro método conhecido como BLW (Baby-ledWeaning) ou desmame guiado pelo bebê, tem o objetivo de oferecer os alimentos inteiros, de forma que o pequeno consiga segurar e alimentar-se sozinho. Através desde método o próprio bebê vai escolher o que quer comer e quanto comer, dentro das opções disponibilizadas para ele.

Com a Vitória nós iniciamos pelo método convencional, através de papinha de frutas e posteriormente de papinhas salgadas ou sopinhas. Confesso que eu tinha receio de seguir pelo BLW, principalmente pelo medo que ela pudesse engasgar. Hoje eu acredito que se eu tivesse adotado este outro método ela estaria mais familiarizada com os alimentos e os problemas de aceitação seriam menores.

Atualmente ela está com 11 meses e eu tento conciliar os dois métodos. Adoro quando ela mesma pega os alimentos e leva-os até a boca sozinha. Ver ela fazer suas próprias escolhas deste tamaninho é muito satisfatório. Tem dia que se alimenta super bem com a colher e outros ela só aceita os alimentos utilizando as mão, por isto que para nós os dois métodos tem sido colocados em prática. Acho que é muito importante respeitar os limites do filho, então faça o que confiar e o que eles se adaptarem melhor.

Antes de começar a IA é importante ler, pesquisar e iniciar pelo método que você se sentir mais tranquila e confiante. Caso não dê certo a forma escolhida inicialmente, mude, reinvente e faça adaptações, mas nunca se esqueça dos limites e dificuldades do seu bebê.

Lembre-se que cada bebê e único e o que funcionou para a Vitória pode não funcionar para o seu filho também ou vice-versa. 

Boa sorte.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário